Biodinâmica uma VISÃO por JOÃO CARLOS ÁVILA

Este blog pretende mostrar os ensinamentos do mestre João Carlos Ávila "Biodinâmica uma VISÃO" na prática diária do Recanto Monalisa, nos seu cinco mil metros quadrados... By Heloisa!

sábado, 26 de outubro de 2013

Com fazer fácil, fácil, sabão!

Sabe aquele óleo de cozinha que muita gente joga na pia da cozinha ou coloca no lixo? Você pode fazer tranquilamente um sabão caseiro para usar e presentear vizinhos e amigos; tudo isso usando apenas uma garrafa pet, óleo de cozinha usado e soda cáustica. Confira!

■ uma garrafa pet de 2 litros
■ funil
■ 1 litro e 200 ml de óleo de cozinha coado
■ 200 ml de água
■ 200 ml de soda cáustica líquida

Preparo – coloque dentro da garrafa com a ajuda do funil, o óleo, a água e a soda. Mas lembre-se de que deve ser nesta ordem e o óleo filtrado em um guardanapo de pano, antes de ser utilizado.

Caso queira adicionar 20ml de essência, misture a essência na água antes de colocar na pet (pode ser diluído um desinfetante com a essência da sua preferência). Tampe bem apertado e agite a garrafa por cerca de dez minutos. Deixe descansar por vinte minutos e com muito cuidado abra a garrafa, lembrando de manter um distância do rosto. Abra aos poucos para que ocorra a liberação de gases que se formaram dentro da garrafa e não tampe novamente. Deixe descansar por três dias, corte a garrafa em fatias ou corte o plástico da garrafa para depois fatiar o sabão.


2 comentários:

Adriana Maia disse...

Aqui em casa fazemos sabão de gordura. Porém minhas mãos ficam sensíveis e descascam!

Heloisa de Mesquita Inoue disse...

Realmente,as nossas mãos ficam assim como você falou! Beijos!

Hoje, contei com a ajuda do Nelson/Esposo, no desbaste do Mato. Pois, segundo a Biodinâmica, melhor não usarmos a enxada. Q...